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As prioridades do Marketing

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Está na altura de começar a planear o orçamento de marketing para o próximo ano, por isso achámos que seria pertinente partilhar quais as principais prioridades dos Marketers, de acordo com o relatório State of Inbound da Hubspot. 

1. Converter leads em clientes 

74% dos marketers tem como prioridade, para o próximo ano, a conversão de leads em clientes. Esta prioridade reflete a metodologia ainda utilizada por muitas empresas e que consiste em gerar leads e entregá-las imediamente ao departamento de vendas. Contudo, as taxas de conversão não serão impressionantes se não forem implementadas táticas de lead nurturing para garantir que apenas leads qualificadas são entregues ao departamento comercial. 

A razão pela qual os marketers não conseguem converter leads (contactos) em negócios fechados é a falta de uma estratégia de namoro de leads eficaz. Uma estratégia capaz de identificar qual o interesse dessas leads na sua empresa e produtos/ serviços que oferece. 

É fundamental apostar cada vez mais na qualificação de leads, pois só assim será possível criar mais oportunidades de negócio e aumentar o número de clientes. 

Recursos úteis

2. Aumentar o tráfego para o website 

Uma estratégia inbound começa com as pessoas que fazem uma pesquisa na web e encontram a sua empresa como uma das primeiras opções nos motores de pesquisa. Consequentemente, isso irá refletir-se no número de visitas ao seu website. Desta forma, é natural que 57% dos profissionais de marketing tenham como objetivo aumentar de forma constante o número de visitas ao website. 

Contudo, é importante referir que, numa estratégia inbound o objetivo não deve ser receber milhares de visitas mensais, mas sim atrair os visitantes certos, os seus buyer personas. E é nesta fase que muitos marketers erram. 

Se não souber quem é o seu público-alvo não conseguirá atrai-lo para o seu website. E se não souber como converter esses visitantes em leads não terá como criar uma estratégia digital. 

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3. Aumentar as receitas provenientes de clientes existentes

É do conhecimento geral que é mais dispendioso adquirir um cliente novo do que fidelizar clientes existentes. Assim, 46% dos marketers tem como objetivo potenciar os clientes existentes para aumentar as receitas da empresa. Em termos de estratégia inbound, é nesta fase que devem ser criadas e implementadas estratégias de fidelização com o objetivo de adicionar valor e recomendar produtos ou serviços complementares aos clientes. 

O processo inbund não acaba na venda mas sim na fidelização de um cliente. É por isso essencial implementar ações no digital com vista a criar envolvimento com clientes existentes que irão facilitar o trabalho das vendas quando chegar a altura de propor ações de cross e up-selling. 

4. Provar o impacto do Marketing

Com toda a informação analítica disponível é essencial para os marketers analisarem em que medida é que as suas ações no digital estão a contribuir para o negócio. 42% dos profissionais de marketing têm como principal objetivo, no próximo ano, provar o impacto do marketing à administração. 

Ao conseguir provar o ROI do marketing, os marketers terão mais facilidade em aumentar o orçamento alocado ao marketing, junto da administração. Poderão ainda perceber em que medida estão a contribuir para as receitas da empresa, juntamente com o departamento de vendas.  

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5. Melhorar os processos comerciais

O marketing tem agora um papel mais preponderante durante todo o processo de compra, comparativamente com as vendas. Contudo, ambos os departamentos continuam a ser essenciais para converter, com sucesso, leads em clientes. É por isso que 32% dos marketers consideram a otimização dos processos comerciais uma prioridade para o próximo ano. 

Melhorar os processos comerciais passa por dar à sua equipa de vendas as ferramentas necessárias, criar processos internos que facilitam a gestão de leads e promover o diálogo entre o marketing e vendas para que estejam todos alinhados de acordo com os objetivos de negócio definidos. 

Se assistiu ao nosso webinar saberá a importância do alinhamento do marketing com as vendas. Uma estratégia de inbound marketing é sempre mais eficaz quando as vendas e o marketing trabalham em conjunto. 

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6. Reduzir o custo de geração de leads e aquisição de clientes

Com orçamentos de marketing reduzidos e com a exigência constante de gerar novas leads, surge a necessidade de reduzir o custo de aquisição de novos contactos e clientes, identificada como prioridade por 27% dos marketers. 

O Inbound Marketing é uma excelente forma de reduzir o custo de aquisição de leads e clientes. O custo médio por lead decresce 80% após 5 meses de implementação constante de uma estratégia Inbound. 

Ao investir tempo na criação de conteúdos de qualidade otimizados para SEO e landing pages otimizadas para conversão está a contribuir para reduzir o custo de geração de leads. Existem vários canais disponíveis no digital e não apenas anúncios pagos no google ou nas redes sociais. Seja criativo, experimente novos canais, teste e otimize (constantemente!) a fim de conseguir reduzir o custo de aquisição de novos contactos. 



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