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7 passos rápidos para subir no ranking dos motores de busca

 

7 Passos rápidos para subir no ranking dos motores de busca SEO keywords.jpg

Estar presente nos primeiros resultados de pesquisa nos motores de busca (como o Google), é importante para que o seu negócio possa ser encontrado online. Para isso há que trabalhar SEO (Search Engine Optimization) e keywords (palavras-chave).

Preparámos 7 passos de leitura rápida para que possa desde já começar a trabalhar as páginas do seu website, para melhorar a sua localização nos resultados dos motores de busca.

1. Escolher keywords

As keywords são um dos elementos mais importantes de SEO. Comece por listar palavras-chave que estão relacionadas com o negócio. Para cada página que está a criar, determine as mais relevantes. Escreva uma frase ou texto em que a(s) palavra-chave(s) que escolheu esteja(m) presente(s).

 

2. Palavras-chave no título da página

O título da página é uma das formas mais importantes para o Google (ou outros motores de pesquisa) saber o tema ou assunto do conteúdo da página. Pelo que é crucial que inclua keywords no título. O título da página deve ser curto.

 

3. Palavras-chave no URL

É no endereço da página que os motores de pesquisa também determinam sobre o que é o conteúdo da página. Insira a(s) keyword(s) no URL para reforçar perante o motor de busca o assunto do conteúdo.

 

4. Metadata (metadados)

A metadata, e consideramos nomeadamente a descrição da página, apesar de não ser hoje tão relevante como era anteriormente, continua a ser importante para que situemos o utilizador sobre o que é a nossa página. Uma boa descrição, que não deve ser muito extensa, pode ditar a diferença entre um utilizador escolher consultar o nosso conteúdo, ou outro da concorrência. Use palavras-chave relevantes na descrição da página.

 

5. Palavras-chave nos títulos H1

Os motores de busca dão importância aos títulos H1 (e aos restantes H2, H3 …), por norma frases destacadas a negrito e em dimensão, que sobressaem do resto do texto, para contextualizar e agrupar conteúdo por tópicos. Dê a devida importância a estes títulos, e inclua palavras-chave relevantes.

 

6. Usar keywords no conteúdo da página

Ao longo do conteúdo escrito, insira também palavras-chave para que os motores de pesquisa possam indexar essa informação. A repetição da palavra-chave pode ser importante, mas faça-o de uma forma contextualizada, para que a leitura do conteúdo seja feita de forma natural. O excesso de repetição das keywords pode tornar o texto demasiado forçado, o que irá repelir os leitores.

Seja natural, escreva para as pessoas e não para os motores de busca.

 

7. Monitorize o ranking da página

Os motores de busca podem demorar algum tempo a indexar o conteúdo, pelo que de tempo a tempo pesquise pelas palavras-chave que escolheu e acompanhe os resultados.

 

Para utilizadores mais avançados, ficam mais algumas sugestões:

  • Crie links para o seu website

Links de qualidade para o seu website, significa para o Google que o conteúdo das suas páginas são importantes. Que o seu conteúdo é, por assim dizer, recomendado para consulta. Pelo que conseguir número e qualidade de links que encaminham os utilizadores para o conteúdo que criou, vai aumentar o ranking das suas páginas.

 

  • Saiba qual é e aumente o seu Page Rank

O Page Rank é uma das formas do Google classificar por importância as páginas de websites. Um melhor Page Rank, significa que tem mais possibilidades de surgir nos primeiros resultados de pesquisa.

 

  • Evitar problemas comuns

Pode simplesmente acontecer que estejamos a fazer algo de errado para o Google não reconhecer o mérito das nossas páginas, e não apresentar os nossos conteúdos nos resultados de pesquisa. Há algumas práticas que devemos evitar, que podem limitar o nosso sucesso perante os motores de busca. A Hubspot sumarizou alguns dos problemas comuns aqui.

 

  • Avalie o seu website

Pode utilizar ferramentas gratuitas para fazer uma avaliação do seu website, e saber o que pode fazer para melhorar. Experimente o Website Grader.

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