Blog YouLead - Inbound Marketing

Blog YouLead - Inbound Marketing




Como os Marketers podem Usar Marketing Automation (Parte 1)

A utilização de marketing automation pode ajudar a sua empresa a captar mais leads no que toca às taxas de aquisição, conversão e retenção. Eis sete dicas para usar o marketing automation justamente para isso.

Como-marketers-podem-usar-marketing-automation.png

1. Marketing comportamental

Quanto mais relevante for o seu conteúdo e abordagem para com o seu público-alvo, mais eficaz será o seu marketing.

A relevância da sua abordagem para com as pessoas é tão simples quanto apresentar a oferta certa, para a pessoa certa, na altura certa.

O marketing comportamental foca-se em enviar mensagens na altura certa ao desencadear emails quando um contacto faz (ou completa) algum tipo de ações definidas.

Exemplo: uma agência de viagens podia enviar um email de lembrete a um visitante que esteve no site para visitar a Turquia, mas que não fez reserva. 

Se após alguns dias essa pessoa ainda não tiver feito uma reserva, poderia ser-lhe enviada uma sequência de emails com sugestões de planos mais baratos para a Turquia (estadias com menos dias) ou para outros destinos (Tunísia, Grécia, outros).

2. Segmente o seu público-alvo por email

O email marketing não é só enviar emails através de uma newsletter para todas as pessoas que estejam na sua lista.

Este canal de marketing deve ser usado para captar informação sobre a lead, para lhe enviar diferentes mensagens. 

Por isso é importante ter segmentos diferentes na sua lista, para que a comunicação a enviar a certos segmentos seja específica para eles.

Exemplo: ter segmentos de potenciais clientes, clientes recentes, clientes inativos, e clientes fiéis/embaixadores. Pode enviar cupões de desconto para os clientes nos seus aniversários, ou enviar informação sobre produtos que eles estiveram a ver no seu website. Há muitas ações que se podem fazer tendo segmentos definidos na sua lista de email.

3. Personalize o seu conteúdo ou blog

E se cada visitante do seu website visse conteúdo específico para ele? Será que iria aumentar a interação que os leitores teriam com o seu blog e conteúdo? 

Claro que sim.

Ao captar informação sobre o tipo de indústria/atividade da pessoa (num formulário do seu website), é possível personalizar o tipo de conteúdo a mostrar aos contactos que estão na sua lista, de acordo com a indústria.

Exemplo: para um contacto que selecionou "Banca" como a sua indústria, pode-lhe ser apresentado conteúdo premium (eBooks) ou artigos de blog relacionados com marketing para a banca.

Criar conteúdo específico para cada indústria pode representar um certo investimento de tempo e esforço, mas pode valer bem a pena se existirem determinadas indústrias que apresentam mais valor para a sua empresa.

Ao fazer isto, estará a aumentar a relevância, as suas taxas de conversão de leads e a melhorar a experiência do utilizador. 

4. Marketing multi-canal

O marketing feito em mais do que um canal é uma das táticas que deixam os marketers entusiasmados, mas quando toca à sua implementação, começa a parecer complicado e difícil de implementar corretamente.

É aqui que o marketing automation ajuda.

A maioria das ferramentas de marketing (na YouLead usamos a HubSpot, fale connosco) permite-lhe integrar vários canais na mesma campanha.

Exemplo: Dependendo da sua plataforma e das suas integrações, poderia usar SMS e email marketing nas suas sequências de automation. Um utilizador convertia-se num formulário e ser-lhe-ia enviado uma SMS e um email como reforço.

Ao combinar vários canais de marketing nos seus workflows de automation está a aumentar as suas hipóteses em conseguir ter uma melhor interação com as suas leads.

Está a gostar?

Na segunda parte deste artigo iremos falar como poderá vender mais (e mais frequentemente) aos seus clientes, ao fazer uso de táticas de upsell e cross-sell.

Quer saber mais sobre marketing automation? Descarregue o nosso guia.

 

Introdução ao Marketing Automation

GuiaCompletodeMarketingAutomation.png

Descarregar

 



Deixe aqui o seu comentário | Comments: