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10 formas de melhorar o seu email marketing

A maioria das empresas e marketers sabem o valor do email para promover os seus produtos e serviços. A primeira impressão que um potencial cliente tem quando recebe os seus emails e o seu conteúdo influencia quanto é que ele ou ela está propenso para avançar e tomar uma decisão de compra.

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A estratégia é importante, assim como a táctica

A colocação dos elementos na página, o tipo de letra, mesmo as cores usadas, tudo cria uma impressão que estamos a passar ao potencial cliente/subscritor antes sequer de ele ler uma única linha de texto.

Lembre-se que a primeira impressão que causamos nas pessoas não se aplica apenas à vida real e ao sentido visual, mas também no mundo online.

Não é necessário ser um artista profissional ou um designer de elite para criar uma campanha de e-mail marketing que seja apelativa.

As dicas neste artigo vão ajudar a tornar os seus emails mais apelativos, fazer com que as pessoas queiram abrir os seus emails e deixar-lhes uma impressão positiva sobre a sua marca, produto ou serviço.

Vamos então às dicas.

1. Esqueça a imagem de fundo

Embora ter uma fotografia bonita como fundo possa parecer bem em peças de design impressas, no mundo online, ou seja, nos emails, isso fica mal, e pode até ter problemas de visualização, porque é comum certos programas de email como o Outlook não conseguirem renderizar essas imagens de fundo.

Em vez disso, desenhe os seus emails para que tenham um fundo branco ou neutro, e use imagens, não como fundo, mas para acompanhar o corpo de texto do email.

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2. O "preview" é o mais importante

Use o "preview", ou seja, o pré-cabeçalho, para mostrar a sua mensagem mais importante.

Muitas pessoas lêem diagonalmente a sua caixa de correio e apenas vêem o título e o pré-cabeçalho (aquela mensagem a seguir ao título). O título e o pré-cabeçalho podem, ou não, suscitar interesse na pessoa de querer abrir o email.

Por exemplo, no gmail, esta é a mensagem de pré-cabeçalho.
precabecalho-gmail.png

Escreva a sua mensagem principal ou call-to-action (apelo à ação) nesta secção.

Comece o seu email com o título, em texto, e não em imagem. Evite usar usar uma imagem ou logótipo no canto superior esquerdo, porque muitas pessoas têm as imagens desligadas por pré-definição, portanto só irão ver uma mancha branca (onde deveria estar a imagem). 

Em vez disso, use esta secção para apelar à curiosidade das pessoas e dar-lhes uma boa razão para elas abrirem o email.

3. Não use links de navegação no topo

Por vezes alguns emails incluem links de navegação, tal como se fosse um menu do website, no topo do email. Eis um exemplo:

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Enquanto que isto pode funcionar num PC de secretária ou portátil, cada vez mais pessoas acedem aos seus emails a partir de dispositivos móveis, e este tipo de emails newsletters não são lá muito amigos dos móveis, e a navegação não será vista corretamente nestes dispostivos. 

Use formatos e design de emails simples.

4. Não use letras brancas em fundo preto

Letras brancas em fundo preto é ainda mais difícil de ler online do que ler em impressão, e quanto mais pequeno for o tipo de letra, pior se torna para ler. 

Os seus emails devem ser legíveis e inteligíveis (facilmente percionáveis). O seu corpo de texto no email deve ter um tipo de cor clara, branco ou cinza claro, para que o tipo de letra seja fácil de ler. Sugiro letras escuras (cinzas e preto) num fundo claro (branco a cinza). 

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5. Use cores consistentes com a sua marca

Use cores que sejam consistentes com o seu logótipo e com o seu website. Se o seu logótipo for azul, não use amarelos berrantes nos seus emails.

Seja congruente com a sua mensagem e com as suas cores, para que seja mais fácil para os seus subscritores reconhecerem os seus emails e a sua marca como sendo consistente com os seus outros materiais de marketing.

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6. Use imagens que carreguem rápido

Otimize as suas imagens, fotos ou outro tipo de design, de forma a manter os ficheiros dessas imagens pequenas. 

A imagem não tem de ser necessariamente pequena, o tamanho dos ficheiros é que convém ser pequeno, para que o email demore menos a carregar.

Se as suas imagens tiverem um tamanho de ficheiro grande, podem ser bloqueadas pelos ISP's de emails, e se não forem, podem demorar bastante tempo a carregar,  o que é mau se os seus subscritores acederem aos emails em dispositivos móveis, pois ligações wi-fi e similares são mais lentas do que ligação à net na sua casa.

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7. Texto longe das imagens

Se o texto estiver muito próximo das imagens, fica difícil de ler e parece mal e e amador, sendo também mais difícil de ler. 

Deixe algum espaço entre o texto e as imagens para que o seu layout seja fácil de ler e pareça profissional.

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8. Use fontes padrão

Aquelas fontes gratuitas que viu num website xpto ou que descarregou dum site de fontes podem parecer bem no seu computador, mas se as pessoas a quem envia o email não têm essa fonte instalada, o computador delas vai selecionar um outro tipo de letra qualquer como substituto. 

Isto pode fazer com que o seu email fique desformatado e pareça mal. Fique-se por fontes normais, como o Arial, Times New Roman, Georgia, Tahoma ou Verdana, pois estes tipos de letra existem em todos os computadores por pré-definição.

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9. Realce a sua call-to-action

Realce a sua call-to-action (apelo à ação) em negrito, sublinhado ou a cores. Assim irá contrastar com o background do seu e-mail. 

Se usar um botão, use igualmente um link em texto, perto do botão, e coloque também noutras secções do seu email para que as pessoas possam ter mais oportunidades de clicar na sua CTA.

Outra razão é que os botões contam como imagem, e se as pessoas tiverem as imagens desabilitadas, não irão ver os botões de call-to-action, por isso convém ter links de texto como call-to-actions também.

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10. Use texto alinhado à esquerda

Texto alinhado à esquerda é o padrão de leitura normal no mundo ocidental. Esqueça os justificados, porque cria espaços em branco entre as palavras para compensar linhas iguais.

Note que os jornais e publicações impressas têm as suas colunas de texto alinhadas à esquerda por uma razão: ser inteligíveis, ou seja, de fácil leitura, e eles têm algumas centenas de anos de experiência no que toca a legibilidade e inteligibilidade. Não queira reinventar a roda.

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Conclusão

Quanto mais convidativo e apelativos forem os seus emails à primeira vista, mais provável é que alguém os abra, clique e tome alguma ação no seu website (contacto, venda).

Use estas dicas para dar mais valor às suas campanhas de email marketing e irá mais facilmente alcançar os resultados de negócios que merece.

Por falar em email marketing, assista à gravação do webinar de Cristóvão Cunha, Seniour Inbound Marketing Consultant da nossa agência YouLead.

WEBINAR: BOAS PRÁTICAS DE EMAIL MARKETING

Assistir à gravação

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