Blog YouLead - Inbound Marketing

Blog YouLead - Inbound Marketing




Dicas para escrever conteúdos adaptados a cada rede social

Dicas para escrever conteúdos adaptados a cada rede social.jpeg
 

Criar uma publicação e partilhá-la em todas as redes sociais com a mesma forma e conteúdo, pode ser a forma mais fácil, mas menos eficiente. Para tirar o melhor partido das redes sociais, crie conteúdo à medida, ajustado e adaptado às características de cada rede social. Preparámos algumas dicas que ajudam nesse desafio.

Conhecer a nossa audiência

Conhecer bem a nossa audiência é determinante para conseguir escrever e criar conteúdos com impacto. Definir e ter presente as buyer personas no momento da criação de conteúdos, deve ser sempre o primeiro passo para conseguir ser relevante. Tenha também em consideração o perfil dos utilizadores das redes sociais em que está presente.

 

Definir um objetivo

Qual o propósito da publicação? Informar? Entreter? Incentivar à ação? Educar a audiência? A forma como escrevemos e as palavras que usamos, estão dependentes do objetivo da publicação.

 

Determinar a mensagem

Uma publicação numa rede social compete com dezenas de publicações que são vistas pela nossa audiência, pelo que temos de ser certeiros na mensagem que queremos comunicar. Para que a leitura seja fácil e clara, e para que comuniquemos uma mensagem de forma imediata, devemos ser concisos e breves nas palavras. 

 

Tire partido das imagens

As publicações com imagens têm mais impacto do que as publicações somente com conteúdo escrito. Desta forma, conseguimos perceber que um bom design juntamente com um bom conteúdo é o segredo para captar mais facilmente a atenção de quem vê.

 

Planeamento cuidado

Cada publicação deve ser vista como uma oportunidade única de comunicar com sucesso, pelo que tem de ser útil e relevante. Deve existir um planeamento cuidado e uma calendarização pensada, que defina os tópicos a abordar nas publicações, e o espaçamento temporal entre estas. Tenha em consideração os melhores timings de publicação para a sua audiência em cada rede social.

 

Analisar para melhorar

Conseguir medir e analisar resultados, ajuda-nos a perceber quais as publicações que têm mais sucesso e porquê. Desta forma, conseguimos conhecer melhor as preferências da nossa audiência, o que nos permite ser continuamente mais relevantes na comunicação que fazemos. 

 

Ter em conta as características de cada rede social

Evite publicar o mesmo conteúdo, da mesma forma, em todas as redes sociais em que está presente. Conteúdos para o Facebook, podem não ter a mesma prestação no LinkedIn, tal como bons conteúdos no Instagram, podem não ser bons conteúdos para o Twitter, e vice-versa. Cada rede social tem a sua especificidade, pelo que é importante conhecer as características de cada uma, para adaptar os conteúdos e a escrita da melhor forma.

 

Facebook

A mais popular das redes sociais é o Facebook, um canal que pode ser utilizado para promover conteúdo externo, como artigos num blog ou um vídeo. No entanto, nunca partilhe somente um link, inclua uma descrição que desperte o interesse para a leitura do artigo ou visualização do vídeo.

Apesar de não ter grande restrição ao nível de número de caracteres, mantenha os textos curtos. Tire partido também do uso de imagens, com copy.

Estatísticas relevantes:

  • O Facebook envia 82% do tráfego de redes sociais para artigos mais longos. (Pew Research Center, 2016);
  • Publicações no Facebook com imagens têm 2.3x mais envolvimento da audiência (Buzzsumo, 2015);

 

Twitter

A limitação de 140 caracteres, não tem de ser uma desvantagem, apenas obriga a que a mensagem seja curta e objetiva. Este limite é um bom desafio para pôr em prática um estilo de copy mais conciso e certeiro, tal como se escrevesse títulos. Comunique benefícios, estimule a curiosidade e não se esqueça de usar hashtags relevantes.

Estatísticas relevantes:

  • O número de caracteres ideal num tweet é entre 71 a 100 (Buffer, 2016);
  • Tweets com hashtags têm 2x mais reações da audiência. (Buffer, 2016);


LinkedIn

Uma rede social focada em perfis profissionais, pelo que é ideal para negócios B2B. Tire partido dos grupos, e da possibilidade de escrever artigos em que pode aprofundar melhor alguns temas de interesse, que sejam relevantes para a audiência do seu negócio. Assim, ganhará credibilidade e a confiança dos seus leitores.

Estatística relevante:

  • Nos últimos dois anos, o consumo de conteúdo no LinkedIn aumentou 21%. (HubSpot, 2016);

 

Instagram

É uma rede social com foco em conteúdos visuais, seja em formato de imagem ou vídeo. No Instagram deve tirar partido do poder do conteúdo visual associado ao poder do copy, para partilhar experiências de marca. Inclua hashtags relevantes, para conseguir que as publicações sejam vistas pela audiência certa.

Estatísticas relevantes:

  • O instagram tem 500 milhões de utilizadores ativos (Statista, 2016);
  • 7 hashtags é o número que tem maior envolvimento da audiência (Social Fresh, 2014);

 

Veja também dicas de copywriting na gravação do webinar "A importância do copywriting nas suas landing pages":



Deixe aqui o seu comentário | Comments: