Blog YouLead - Inbound Marketing

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As minhas 4 funcionalidades preferidas da plataforma Hubspot

As minhas 4 funcionalidade preferidas de Marketing da plataforma Hubspot youlead blog-1

As plataformas de Marketing Automation estão cada vez mais sofisticadas e atualmente já vão muito além de uma simples personalização de nome num email (Ex: Bom dia [nome do contacto]) ou envio automático de um simples email. 

A YouLead é agência certificada pela Hubspot e acreditamos que é uma das plataformas mais completas no mercado. 

Hoje em dia a Hubspot tem funcionalidades em várias áreas distintas: Marketing, Vendas e produção de Websites

Neste artigo, irei partilhar as 4 funcionalidades que, na minha opinião, quando bem trabalhadas, têm impacto em qualquer estratégia de marketing digital. 

Conteúdos dinâmicos

Como garantir uma experiência verdadeiramente personalizada

O Inbound Marketing tem como pilares fundamentais, a permissão, a relevância e utilidade dos conteúdos criados e a personalização, para criar envolvimento com a audiência. Contudo, muitas vezes a personalização que se faz não vai muito além do nome dos contactos ou do nome da empresa em que trabalham.

Com a tecnologia de Marketing Automation é possível ir mais longe e criar de facto uma experiência única para cada contacto que visita as suas páginas.

Com a Hubspot, por exemplo, poderá personalizar as páginas do seu website, landing pages, conteúdo de emails e botões de ação de acordo com quem o visita.

A isto chamamos de smart content, ou conteúdos dinâmicos, que se adaptam de acordo com determinados critérios demográficos e de comportamento.

Imagine que está à procura de um apartamento de familia na zona de Lisboa, e que já forneceu estes dados num contacto prévio através de um formulário. Posteriormente quando visita o website da agência imobiliária, aparece a seguinte mensagem na homepage: Procura um apartamento em Lisboa?, acompanhada de uma imagem de uma família feliz numa sala de estar moderna e espaçosa. 

Não acha que é uma experiência muito mais interesse do que visitar uma homepage que lhe dá a conhecer todas as casas que aquela agência imobiliária tem disponíveis em todo o país?

Da próxima vez que criar ou transformar o seu website, emails, landing pages e botões de ação, pense no tipo de experiência que quer proporcionar aos seus visitantes: Personalizada e única ou genérica e desinteressante?

Ferramenta de Blogging

Funcionalidade pouco valorizada mas crucial para atrair tráfego de qualidade

Da minha experiência com potenciais clientes, sei que muitos ainda não reconhecem a importância de criar um blog e outros mantêm um blog mas sem qualquer estratégia que os aproxime dos seus objetivos de marketing.

Manter um blog é essencial mas o segredo está em escrever com propósito. Manter um blog não é publicar um artigo por mês sobre a sua empresa.

Escrever com propósito é criar uma estratégia de conteúdos que contribui para um objetivo maior: atrair visitantes e tráfego de qualidade.

A Hubspot permite fazer exatamente isso. Ao disponibilizar uma checklist que deve ser cumprida, sempre que escrevemos um novo artigo, estamos a garantir que os artigos que escrevemos estão completamente otimizados para SEO, tendo em conta uma determinada keyword.

Contudo, a tecnologia é apenas uma pequena parte. Os conteúdos que escreve podem prejudicar ou contribuir para atingir resultados positivos com o seu marketing digital.

Aposte na tecnologia certa e numa agência que o ajude a criar conteúdos de qualidade. Vai ver que fará toda a diferença.

Lead Scoring 

Essencial para identificar oportunidades de negócio

Na YouLead, antes de começarmos a trabalhar com tecnologia de Marketing Automation, criámos um sistema de Lead Scoring manual para perceber até que ponto poderia ajudar o trabalho da equipa comercial.

E de facto é algo que funciona. O Lead Scoring permite identificar as leads que têm mais probabilidade de se tornarem clientes. É a diferença entre fazer uma cold call em que a pessoa que está a contactar não faz ideia do que é que a sua empresa faz, para um telefonema em que a pessoa a ser contactada já tem alguma relação com a sua empresa ou organização.

Mas ter um sistema de Lead Scoring manual não é viável a médio e longo prazo, e por isso é necessário recorrer ao Marketing Automation. Com a Hubspot podemos criar o nosso próprio sistema de Lead Scoring para que todas as leads na base de dados tenham uma pontuação atribuída de acordo com o seus dados demográficos (função, industria, número de trabalhadores, etc) e comportamentais (visitou a homepage, fez download de um ebook, clicou num botão de ação, etc).

Posteriormente envia uma notificação automática para a equipa comercial a informar quais as leads que devem ser contactadas imediatamente. O Lead Scoring aliado à monitorização do comportamento digital das suas leads, algo que a plataforma Hubspot também faz, vai permitir à equipa comercial tirar partido do trabalho que é feito pelo marketing, de modo a realizar contactos comerciais mais informados, o que consequentemente vai aumentar a taxa de sucesso do trabalho comercial. 

Workflows 

A melhor forma de automatizar tarefas de marketing

Uma das maiores vantagens de utilizar uma plataforma de marketing automation, e tal como próprio nome indica, é a automação de algumas tarefas necessárias para a implementação de estratégias de marketing e vendas de sucesso.

Por essa mesma razão não poderia escrever este artigo e não mencionar a possibilidade de criar workflows (de marketing e de vendas).

Os workflows são envios automáticos de email que são despoletados com base em determinados critérios. Por exemplo, enviar um email automático a todos os contactos que subscrevem a sua newsletter é um workflow simples. É uma forma automática e eficiente de agradecer aos seus contactos.

Com a Hubspot, poderá criar workflows de marketing ou vendas, mais ou menos complexos, o que irá permitir otimizar o trabalho comercial e de marketing para ter tempo para dedicar à parte mais estratégica do negócio.

Uma estratégia de marketing eficaz deve ter como objetivo contribuir para aumentar as receitas da empresa, e isso não é possível sem a componente tecnologica. 

Porém, a tecnologia só por si não vai fazer com que consiga atingir os seus objetivos. O essencial é ter uma boa estratégia e executá-la com recurso a ferramentas que irão facilitar esse processo e ajudar a monitorizar os seus resultados. 

 

Antes de implementar qualquer plataforma, é essencial conhecer as tendências para conseguir delinear uma estratégia digital alinhada com os seus objetivos:

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